.

Treinos: 2ª feira - 20h00»21h30; 4ª feira - 20h00»21h30; 5ª feira - 18h30»20h00; 6ª feira - 18h30»20h00

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Aprender com o erro...

"Falhei mais de 9.000 cestos e perdi quase 300 jogos. Em 26 finais de jogos fiquei encarregue de fazer o lançamento que nos daria a vitória... e falhei. Tenho uma história repleta de falhanços e fracassos na minha vida. E é exactamente por isso que sou um sucesso”·

Michael Jordan, super estrela da NBA


Se o maior jogador de basquetebol da história, responsável por bater praticamente todos os recordes mundiais desse desporto, aceita e supera cada falhanço, cada fracasso e ainda diz que foram eles que o tornaram um sucesso mundial então por quê tanta preocupação com os erros que cometeste na semana passada, no mês passado, no ano passado ou no último fim de semana?

Se os teus erros tiverem sido graves, se magoaste física ou emocionalmente alguém, então reflecte sobre isso, muda o teu comportamento agora e aprende com os erros. Isso tornar-te-á uma pessoa melhor hoje e amanhã, já que o “ontem”, o que passou não ser pode mudado.

Mas agora uma nova semana está a começar. Um novo jogo. Uma nova equipa. Um novo prémio. A vida é assim. Quando acordaste hoje de manhã, o Treinador meteu-te para mais um campeonato no jogo da vida. Talvez falhes o cesto, como o Michael Jordan. Talvez falhes o golo (Figo errou muitos), mas cada erro, cada falhanço deve ser usado por ti para aprenderes melhor o caminho, para encontrares na tua mente o Poder Pessoal que te vai colocar no pódio da vida.


Outras pessoas viram os teus erros? E então? Será que nesse momento havia câmaras a transmitir os teus erros para que 100 milhões de pessoas assistissem ao vivo? Pessoas que contavam contigo? Improvável. Mas quando Michael Jordan falhava, milhões de pessoas assistiam.

Se o Michael Jordan não se deixava desanimar por um erro cometido em frente de 100 milhões de pessoas (e que ficou registado para a história), porque é que te deixarias desanimar pelos teus? Usa cada erro como uma escada para fazer a coisa certa. Pede desculpa, descansa, volta ao treino e inicia um novo jogo. O teu campo é em casa, com a tua família, no trabalho, na escola, com a tua alma gémea ou em todo lugar em que estejas nos próximos sete dias. Mesmo quando a tua única plateia for o teu espelho.

E lembra-te do que diz Jordan: "Eu tenho uma história repleta de derrotas e fracassos na minha vida. E é exactamente por isso que eu sou um sucesso". O que Jordan quer dizer é que não é possível alcançar o sucesso sem passar pelo fracasso. Deixem-me repetir isso: não é possível. Até quando nascemos, as lágrimas chegam antes dos sorrisos.

Ao terminar esta frase o jogo começa. O Treinador está a olhar. Dá o teu melhor. Respira fundo, sorri... E boa sorte!

domingo, 25 de abril de 2010

Fase Zonal Norte [G.D.Gafanha]

E o primeiro adversário que ficou definido foi o Grupo Desportivo da Gafanha, depois de uma brilhante fase distrital e mais uma grande fase intermédia (zona norte), só apenas superada pela Sanjoanense.

Últimos 5 jogos:

Gafanha 63-69 Sanjoanense

Gafanha 81-57 Ovarense

Académico 40-64 Gafanha

Académica 50-62 Gafanha

Gafanha 63-54 Coimbrões

Trabalho...é palavra de ordem!

A pouco mais de 20 dias de mais uma presença na Fase Intermédia do Campeonato Nacional, a nossa equipa continua a preparar essa presença e com muito trabalho. Depois uma boa semana de trabalhar, só à que continuar pois só assim, relembro, iremos sair de cabeça erguida seja qual for o resultado, pois quem dá tudo a mais não é obrigado...

...3 semanas pela frente de trabalho intenso, muita auto-superação e motivação, pois só assim nos momentos mais difíceis é que todos estaremos capazes de fazer as nossas coisas e ainda poder ter mais algum para ajudar o do lado!

Vamos embora meninas e continuação de um bom trabalho...

terça-feira, 20 de abril de 2010

Assiduidade VII

E após 92 treinos:
- Camila Cruz (92 Treinos/92 Presenças - 100%)
- Mariana Pinto (92 Treinos/92 Presenças - 100%)

- Sofia Freitas (92 Treinos/91 Presenças - 99%)
- Catarina Gonçalves (92 Treinos/75 Presenças - 82%)
- Diana Melim (92 Treinos/75 Presenças - 82%)
- Cristina Alves (92 Treinos/73 Presenças - 79%)

- Neuza Rodrigues (92 Treinos/64 Presenças - 70%)
- Joana Ferreira (92 Treinos/52 Presenças - 57%)
- Frederica Moreira (49 Treinos/23 Presenças - 47%)

Legenda:
» Vermelho (reduziu a % presença no treino)
» Azul (manteve a % presença no treino)
» Verde (aumentou a % presença no treino)

domingo, 18 de abril de 2010

Sorteio Prémios [Camp. Nacional]

1º Prémio: Odilia Sousa - 14
2º Prémio: Ana Rita Abreu - 1485
3º Prémio: Sara Roxo - 22
4º Prémio: Beatriz Alves - 132
5º Prémio: Armanda Castro - 869
6º Prémio: Fátima Alves - 1404

Crónica: Os Especiais x C.A.B.

Após pouco mais de um mês de paragem, eis que a competição está de volta e em mais um jogo do Campeonato da Madeira, a nossa equipa trabalhou bem e venceu por 36-126.

Apesar de não ter entrado bem no jogo, o que obrigou a um desconto de tempo muito cedo, a equipa aos poucos foi melhorando, em especial nos aspectos defensivos, pois são sempre importantes: pressão na bola, fechar linhas de passe e estar em situação de ajuda, permitindo assim que após os primeiros dez minutos o resultado apresentasse 05-20.

Mantendo muita pressão defensiva e situações de 2x1, acabaram por aparecer os cestos fáceis e muito mais confiança para os lançamentos de média/longa distância, fugindo assim no marcador para uns confortáveis 12-54, ao intervalo.

A segunda parte, apesar de um excessivo nº de faltas, a equipa não baixou os braços e continuou fiel aos seus princípios de pressão na bola e 2x1, tendo conseguido muitos contra ataques e muitos roubos de bola. O resultado final foi de 36-126, onde todas as atletas participaram e procuraram fazer aquilo que lhes foi pedido: Camila C. (Cap.), Neuza R., Sofia F., Catarina G., Cristina A., Frederica M., Mariana P., Carolina C. e Diana M., foram as escolhidas para mais este jogo.

sábado, 17 de abril de 2010

Os Especiais x C.A.B.

1º Período: 05-20
2º Período: 07-34
3º Período: 14-31
4º Período: 10-41

Resultado Final: 36-126

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Contagem decrescente...

A presença no Campeonato Nacional está em contagem decrescente, já só faltam 30 dias e apenas 17 treinos...mais do que nunca é hora de dar tudo o que resta e temos, mesmo o que não temos, pois só assim poderemos conseguir o nosso objectivo!

O trabalho continua e esperemos que com o mesmo empenho e dedicação dos melhores treinos e deixando para trás aqueles treinos menos positivos, procurando fazer de cada treino o vosso melhor: defendendo ao limite (pressionando todas as bolas, fechando todas as linhas de passe e ajudando toda a gente) e atacando com vontade e querer (lançando com a certeza de que irá marcar, procurar quem está sozinho para lançar e não forçar lançamento)...assim saíremos sempre de cabeça erguida!

Vamos embora meninas...ao trabalho!

domingo, 11 de abril de 2010

Festa do Basquetebol [fase final]

Depois de um segundo dia, onde se iniciou a competição e onde as exibições não foram muito bem conseguidas, eis que as nossas atletas partiram para a fase final com aspirações de se manter na 1ª Divisão.

Numa primeira fase e após vencerem a Selecção de Viana do Castelo, as representantes do nosso Clube na Selecção da Madeira, não tiveram igual sorte e acabar por contar por derrotas os outros dois jogos a realizar, para a manutenção, frente ao Algarve e Açores, respectivamente.

Foto: fpb.pt

Depois de em termos competitivos esta não ter sido certamente a participação que se esperava, esperemos que nas restantes vertentes, sociais, culturais, entre outras se tenham superado os objectivos, tendo as atletas aproveitado mais uma vez para representar a nossa Selecção e aguardar que para o ano (uma vez que a maioria é de 1º ano) a participação seja muito melhor, encontrando de volta o caminho para a 1ª Divisão do basquetebol nacional.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Festa do Basquetebol [dia 2]

Depois de uma viagem desgastante no dia de ontem, eis que as nossas atletas tiveram o 1º jogo pela Selecção, hoje pelas 11h40, defrontando uma das candidatas a vencer esta competição, a Selecção de Lisboa. Numa exibição muito abaixo do que podem fazer, cometendo muitos turnovers, um pouco por algum "nervosismo" e outros por falta de concentração, o resultado natural acabou por ser uma pesada derrota por 74-26.

Já no período da tarde, as representantes da nossa equipa estiveram muito bem e bateram-se taco a taco com a Selecção de Setúbal, terminando o encontro com um derrota por 33-26, resultado este que faz com que partam para o dia de amanhã com as expectativas elevadas de vencer ambos os jogos e garantir o melhor dos lugares em disputa (7º) e respectiva manutenção na 1ª Divisão desta competição.

09.04.2010
AB Braga x AB Madeira - 15h40
AB Madeira x AB Viana do Castelo - 19h40

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Festa do Basquetebol [dia 1]

Foto: Diário de Notícias


As nossas atletas já viajaram para Portimão onde irão representar a Selecção da Madeira e certamente irão dignificar a Região e o nosso Clube. Hoje foi dia de viagem, mas amanhã já será dia de começar a jogar, onde irão tentar fazer melhor que o ano anterior...nesta primeira fase Setúbal e Lisboa são os primeiros adversários.

domingo, 4 de abril de 2010

Agora também no Facebook...

Depois deste espaço online, eis que surge uma nova presença da nossa equipa na internet e logo num dos espaços mais conceituados: Facebook.Agora assim todos os visitantes poderão tornar-se fãs da nossa equipa no Facebook e seguir de perto a equipa em todos os eventos a realizar.

sábado, 3 de abril de 2010

Festa do Basquetebol [jogos]


As nossas atletas irão integrar a Série C, 1ª Divisão, onde irão defrontar as Selecções de Lisboa e Setúbal. Fica já aqui o calendário desta série, onde o nosso blog irá acompanhar toda a campanha realizada pelas nossas atletas na Selecção da Madeira.

08 de Março
AB Lisboa - AB Madeira (11:40)
AB Madeira - AB Setúbal (15:40)
AB Setúbal - AB Lisboa (19:40)

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Jogo Treino (Selecção)

No que toca à preparação para a Festa do Basquetebol, hoje foi dia de jogo de treino e as nossas atletas estiveram todas em acção e foram retidos alguns pormenores que deverão ser praticados e melhorados, já no próximo treino de forma a melhorar a prestação na Festa do Basquetebol e consequente retoma aos trabalhos do Clube:
  • É muito importante variar o tipo de passe, em especial, praticar o passe picado pois este é um passe muito forte para uma saída de pressão...este foi uma das questões que levou a que fossem efectuados alguns turnovers com passes muito altos, efectuados despropositadamente;
  • O ressalto defensivo é o primeiro passo para qualquer ataque, pois só depois de garantido o ressalto é que se pode passar para o contra-ataque ou em último caso, prosseguir para o ataque organizado...para conseguir uma melhor eficácia será importante praticar muito o bloqueio defensivo, pois esta é uma arma fulcral para não permitir segundos lançamentos ao adversário;
  • A pressão defensiva será também um ponto a melhorar, pois à que ter em conta que estamos sempre a defender em qualquer um dos pontos: pressão no portador da bola, pressão ao fechar as 1ªs linhas de passe e "pressão" ao estar bem colocado na ajuda...estes são pontos fundamentais, para vencer qualquer partida mas em especial qualquer título;

Além destes pormenores aqui ficam alguns "números" (não passam disso), pois os números só dão 100% do que se passa em Matemática, pois em qualquer desporto os números apenas servem de referência e é para isso que aqui ficam alguns que dá que pensar e alterar:

22% Lançamento 3 Pontos - Necessidade de procurar outras soluções no ataque
57% Lançamento Livre - Muito treino e concentração na altura de lançar
25% Contra-Ataque - Inexplicável, falhar sozinho só desconcentração
26 Ressaltos (16 Defensivos+10 Ofensivos) - Pouca luta no ressalto
6 Assistências - Ineficácia colectiva, procurar mais o jogo em equipa
34 Turnovers - Fruto da inexperiência, mas muitos deles passíveis de correcção
32 Ressaltos Adversário - Permitir mais 32 lançamentos a qualquer adversário, é complicado